Opala Diplomata Collectors – Preço, Fotos - A Venda

Opala Diplomata Collectors a Venda

Muitos carros fizeram história e muitos inclusive ficaram na memória de muitas pessoas. Um destes carros é o Opala, carro ícone nos anos 80, era um sedã símbolo de luxo e requinte. Saiba mais sobre este clássico da montadora Chevrolet. A versão de despedida Opala Diplomata Collectors é o mais raro da família opala, foram produzidos apenas 100 unidades e hoje em dia o valor médio de uma unidade em bom estado chega a 90 mil reais.

opala-diplomata-collectors
Detalhe da Gradinha interna Frontal, muito raro hoje em dia encontrar

 

O Opala da Chevrolet foi fabricado pela General Motors do Brasil e foi o primeiro carro de passeio montado no país e foi produzido no período de 1968 a 1992. Na década de 1980 começou o mercado de sedãs como o Opala cair, devido principalmente a crise do petróleo e a inflação que só aumentava.

O sedã Opala reinava entre o modelo de carro preferido dos famosos, autoridades e preferência das famílias abastadas que gostavam além de seu formato luxuoso, o rodar macio, a forma dos motores de seis cilindros e depois, seu aperfeiçoamento que colocou o automóvel no posto de automóvel nacional mais caro. Também sofreu modificações estéticas que fizeram com que ficasse parecido ao Monza (outro concorrente de carro sedã do mesmo período), mas com algumas diferenças, como os faróis trapezoidais integrando luzes auxiliares; a placa traseira mais baixa que os para-choques.

O modelo Opala Diplomata ganhou rodas exclusivas e a Sigla SE (Special Edition). Outras mudanças foram a coluna de direção que melhorou a ergonomia com uma regulagem de altura, ar-condicionado que obteve difusores nos bancos traseiros, vidros elétricos (que não eram comuns naquela época), faróis e luzes internas. Para a estabilidade ser melhorada, a suspensão foi modificada, com amortecedores pressurizados, molas recalibradas e barra estabilizadora; e sistema de direção redimensionado.

Mas, as mudanças que causaram impacto no Opala foi o câmbio automático alemão, com quatro marchas, bloqueio de conversor de torque, proporcionando maior velocidade e menor ruído. Algo bem moderno para a época. Mesmo com esta modernidade, o Opala tinha ponto negativo: o consumo alto de combustível, o que provocou sua decaída no início dos anos 90. No ano de 1991 ocorreu os últimos retoques neste carro a grade  e retrovisores novos, para-choques envolventes de plástico fim dos quebra ventos (eu hoje em dia nem é mais usado) e rodas de aro 15. No interior do Opala mudou o acabamento das portas e volante, ligado a direção hidráulica.

Atualmente este carro não é mais fabricado, sendo o último modelo sair da linha de montagem foi em 16 de abril de 1992 e este e as 99 unidades anteriores constituíram a linha SE Collectors. O  Opala Diplomata Collectors saiu de fábrica apenas nas cores preto, azul milos e vermelho ciprius (vinho).

opala-collectors-preco-a-venda
O valor de venda de um Opala Collectors 1992 original em bom estado igual a esse pode chegar a 90 mil reais.

O Opala ao longo de sua fabricação possuía outros modelos além do SE Collectors: a versão standard/especial, que era uma versão mais em conta, com acabamento simples e permaneceu no mercado até 1985 e posteriormente, recebeu o nome de Opala L; o modelo Luxo, que era a versão mais cara, com acabamento superior, cromado exterior e eram ofertados de forma opcional freios a disco, teto de vidro e o motor 3800; e a versão gran luxo que era a versão top de linha com acabamento superior ao luxo, acabamento diferenciado, como por exemplo, rodas esportivas. Finalizando, o modelo Opala SS, sua versão esportiva, com rodas esportivas, painel com conta-giros, câmbio de quatro marchas, entre outros detalhes.

Mas, o que ficou na memória mesmo foi o Opala Diplomata que recebeu forma mais retangular nas lanternas dianteiras e traseiras. Como se vê é um clássico que está voltando ao interesse dos amantes de carro. Quanto aos preços vai variar do estado do carro e do ano. Para saber mais sobre a ficha técnica se encontra muitas informações sobre este veículo assim como se acha algum para venda.

Detalhes que valorizam ainda mais o Opala Diplomata Collectors:

  • Toca Fitas Original Shedar Funcionando
  • Detalhes dourados nos emblemas traseiros e laterais (os emblemas traseiros dourados se tornaram uma raridade, e carros com esses emblemas são muito valorizados)
  • Manual ano 1992 original (Cada unidade de um manual desses pode custar mais de 1 mil reais)
  • Gradinha dianteira interna (Se o carro possuir essa gradinha, pode-se dizer que é original e uma verdadeira relíquia, aumentando ainda mais o valor). Quando o carro batia era muito difícil recolocar essa gradinha, e como ela não influencia muito no visual, acabou que muitos carros ficam sem essa grade quando passa por reparos, portando se o carro não tem essa gradinha interna, tem grandes chances de o carro já ter recebido serviço de funilaria na região.
  • Capas dos parafusos de roda original com o emblema GM interno.
  • Bancos de couro e forramento lateral originais. Os collectors por padrão saíram com bancos de couro de fábrica, apenas por encomenda poderia ter o forramento em tecido.
  • Faróis e Lanternas GM Cibie
  • Detalhes GM tanto nas partes internas, motor e acabamentos

Se o carro tiver todos esses itens e estiver em bom estado e for um dos autênticos 100 opalas collectors, o valor chega a 90 mil reais.

Fotos Opala Diplomata Collectors

opala-collectors
Detalhes dos emblemas dourados, raro de encontrar até mesmo nos opalas collectors atualmente

 

opala-collectors-interior-couro
Foto interna dos bancos em couro originais
opala-collectors-automatico
Volante e emblema do Opala Diplomata Collectors

 

kit-opala-collectors
Kit do Opala Diplomata Collectors: Raro de achar, com a revista panorama edição especial do Opala, fita VHS, chaveiro, caneta…

 

manual-do-proprietario-opala-1992-collectors-a-venda
Manual do Opala 1992 – Super raro de achar, um exemplar desses vale mais de 2 mil reais

opala-collector-automatico

radio-shedar-opala-92
Radio Shedar Original Opala com Manual, item raro

 


SONHA EM TER UM DESSE? COMPARTILHE:


Os anos dos carros classicos mais procurados vão de 1950 1951 1952 1953 1954 1955 1956 1957 1958 1959 1960 1961 1962 1963 1964 1965 1966 1967 1968 1969 1970 1971 1972 1973 1974 1975 1976 1977 1978 1979 1980 1981 1982 1983 1984 1985 até 1992(que é o caso do Opala Collectors, um dos carros mais raros e em bom estado chega a custar cerca de 90 mil reais).